DSC_0307De acordo com o dicionário, Microcosmo significa um mundo pequeno, ou o Homem como reflexo do Universo. De acordo com alguns filósofos, o Homem como Microcosmo representa em si todo o Universo, e tem consciência dele, porém de um ponto de vista pessoal e subjetivo. Ora, tendo o Homem consciência, é entāo responsável por todas as pegadas deixadas, mudanças e interações em que participou.

O objetivo deste blog é um convite a uma participaçāo na Natureza (Macrocosmo), por meio de imagens, textos e temas atuais na ciência, para uma reflexāo sobre nosso papel como Microcosmo e como nossas percepções influenciam o Macrocosmo.

Como primeira imagem, uma foto de um detalhe das folhas de uma Araucaria (Araucaria sp.). As araucarias (Araucaria angustifolia) no Brasil fazem parte da Mata-Atlântica, mais especificamente das Matas-de-Araucaria. Antes bem presentes e dispersas pelo sul/sudeste do Brasil, agora se encontram criticamente ameaçadas, ocupando apenas 3% do seu território original.

As araucarias têm uma relaçāo interessante com o Homem. Estudos atuais mostram a influencia de tribos indigenas no Brasil, da etnia Jê, na expansāo das Matas-de-Araucaria há cerca de 1000 anos atras. Ainda hoje o pinhāo, fruto da araucaria, é muito apreciado no Brasil e parte de diversos pratos.

 

 

Advertisements